sábado, 16 de janeiro de 2021

Dificuldades com a escrita de textos escolares


  😔  Tenho observado que muitos alunos têm muitos problemas com acentuação gráfica, o uso correto da pontuação, a organização textual etc. É possível resolver esses problemas com muita leitura e, sobretudo,  com o estudo das regras gramaticais. 

   Somado a isso, outro problema que assola os estudantes, certamente, é  o que escrever. Como começar um texto ou uma resposta de interpretação em que o aluno deva emitir a sua opinião tem se tornado um problema crônico para muitos estudantes.

  A fim de tentarmos entender esse contexto, em primeiro lugar, é necessário afirmar que sem a presença do hábito da leitura na vida do jovem estudante, tudo se torna mais difícil.  Como tudo na vida, a decisão de  reservar um tempo do dia para a leitura,  exige muita renúncia e um pouco de esforço! Nada impossível de se fazer,  desde que tenhamos um objetivo, que no nosso caso é escrever!

   Com a internet presente na vida de quase todas as pessoas, ler uma notícia, um artigo de opinião, um livro, um poema etc tem se tornado uma ação muito acessível.  Outra grande leitura é a da  Bíblia Sagrada. Certa vez, o grande escritor Moacir Scliar, falecido em 2011, porto-alegrense,  membro da Academia Brasileira de Letras, disse que as narrativas bíblicas são sintéticas e objetivas. Disse também que este livro sagrado conta com histórias muito bem narradas. Além da sabedoria divina presente, entraremos em contato com a escrita correta, exigida nos textos escolares. 

   O primeiro grande passo, portanto, é escolher alguma leitura que lhe agrade e, assim, criar um hábito. Esse "ritual" de ler sempre é muito prazeroso. Ler, portanto, é uma atividade fundamental para melhorar a escrita e o bom  desenvolvimento escolar. Claro, existem problemas relacionados a dificuldades com a escrita que são tratados na esfera médica. Entretanto, não tratarei aqui sobre esse caso.

   Por fim, deixarei aqui uma dica inicial para quem gostaria de testar a sua escrita. Segue a dica: - pegue uma folha  em branco, de preferência com pautas,  e uma caneta ou lápis. Pense em algum problema, ou em algum fato que te deixou intrigado. Em seguida, escreva tudo o que te vier em mente. Escreva para valer. Não deixe sequer uma palavra fora desse texto. Só pare quando cansar! Então é chegada a hora de mostrar para um colega, um amigo ou até mesmo o seu professor de português. O resultado desse exercício é muito positivo, pois logo perceberão a capacidade que está dentro de você. Depois, virá a parte de organização textual, mas esse assunto trataremos em outra ocasião.  


                      Desejo-lhes coragem, leitura e muitos exercícios!

   

  Professor Cristiano - graduado em Letras e literatura da língua portuguesa.

✌✌😃

   


Um comentário:

  1. Valiosas dicas profe Cristiano! Com esses exercícios não só desenvolvemos nossa escrita mas tbm o nosso senso critico.

    ResponderExcluir

Dificuldades com a escrita de textos escolares

  😔   Tenho observado que muitos alunos têm muitos problemas com acentuação gráfica, o uso correto da pontuação, a organização textual etc....