Imagem: Google/Ed.Saraiva
O estudo da nossa gramática é importantíssimo. Muitos estudantes perguntam por qual motivo devem estudar as regras gramaticais, que segundo eles é difícil. Outra pergunta que surge por parte de quem se depara com esse estudo é a seguinte: "eu já sei falar o português, então qual o sentido de 'quebrar a cabeça"com as regras?
Conhecer bem as regras da nossa língua é fundamental. É de grande importância pontuarmos aqui uma relevante informação: a nossa língua portuguesa é muito rica. Como todas as línguas, temos a linguagem formal, regida pelas regras gramaticas, e a informal ou coloquial, que é a linguagem usada no dia a dia em situações as quais não se exija o uso da linguagem padrão ou culta.
Segundo o grande Professor, gramático e filólogo Evanildo Bechara, referência nos estudos da nossa gramática, o repertório da língua nos dá a possibilidade de fazermos escolhas, ou seja, podemos compará-la ao nosso guarda-roupas, pois quando vamos à praia escolhemos uma roupa adequada para tal ocasião. Não seria conveniente irmos à uma formatura com trajes de banho, do mesmo modo que ir de terno a uma praia não seria nada confortável. Assim, devemos saber adequar a linguagem que usaremos de acordo com a situação social a qual participamos.
Costumo dizer aos alunos que estudar a nossa língua é ter o compromisso com um patrimônio que é nosso . Sempre teremos alguma dúvida batendo à nossa porta. Além do que, conhecer os mecanismos da nossa língua portuguesa é muito oportuno, porque a comunicação realizada com clareza, qualidade e objetividade poderá nos render ótimos resultados nas diversas relações sociais às quais estamos submetidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário