quarta-feira, 22 de julho de 2020

Proposta de redação dissertativa-argumentativa - Nomofobia

A pergunta que muitos alunos fazem é a seguinte: sor, tens um palpite para o tema da redação do ENEM deste ano? A resposta é simples. Não, pois a banca é um mistério. Logo, devemos exercitar a escrita com diversos temas. Então, vamos trabalhar a Nomofobia? Vá que caia!?


ROTEIRO
1 - Redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema CAMINHOS PARA EVITARMOS A NOMOFOBIA, apresentando proposta de conscientização social.
- Número de linhas: minimo 20, máximo 30.
- Siga as orientações das propostas anteriores.
2 - O texto de apoio está no link que segue:

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Assunto, tema e tese

 Há uma diferença entre essas duas palavras.  Vejamos:

  ASSUNTO

 Quando falamos em violência, podemos pensar na violência verbal, física, contra animais, contra mulheres, violência doméstica, contra crianças etc. Portanto, o assunto é a generalização, um conceito abrangente.

   TEMA

  Observando os exemplo acima, é possível vermos que para cada tipo de violência temos uma discussão direcionada. Um "pedaço" do assunto. 

   Então o assunto pode ser tratado através de vários temas.

   TESE

    Quando nos posicionamos com argumentos próprios diante de um tema que nos foi proposto, estamos neste momento apresentando a nossa tese. A tese pode ser apresentada na introdução dos textos dissertativos.  Uma tese para o tema violência contra os idosos pode ser abordada da seguinte forma: os maus-tratos contra pessoas idosas demonstram que os valores humanos não fazem parte do repertório dos agressores e um dos principais motivos é a falta de amor. 

A enchente nos faz pensar

  A verdadeira verdade - desculpem -me pela redundância - sobre essa enchente é uma só! Desde a pandemia de COVID-19 que assolou o mundo dei...