sábado, 21 de março de 2020

Como posso adquirir o hábito da leitura?


    
Imagem: Google



  A coragem, a curiosidade e a decisão são "ferramentas" essencias para se iniciar no mundo da leitura. Devemos aproveitar o tempo disponível  para essa enriquecedora atividade. As férias, folga ou isolamento social - vivido nos tempos atuais são momentos em que a leitura pode estar presente. Se fizermos uma rápida pesquisa na internet sobre o significado da palavra quarentena, veremos como principal definição a seguinte resposta: período de quarenta dias. No caso do atual contexto mundial, quarentena diz respeito à atitude responsável de ficarmos em casa a fim de que o Coronavírus não se propague no Brasil de maneira vertiginosa  como ocorreu na Itália. Portanto, para preenchermos o tempo que ficaremos em casa,  vamos "mergulhar" no mundo da leitura?

     Estamos falando aqui sobre livros, textos,  língua portuguesa etc.  Então, os  futuros leitores fluentes poderão  fazer uma lista de livros que gostariam ler e, por vários motivos, nunca começaram.   Podemos também  eleger alguns sites de notícias e curiosidades nos quais buscaremos informações. Se vais prestar a prova do ENEM,   deves estar afinado com a leitura. Portanto, Coragem! Vamos mudar esse jogo? E caso a leitura esteja presente de uma forma tímida, vamos aumentar esse contato com as letras, palavras, parágrafos, ideias etc?

   Diante disso, proponho que encontremos um local para ler. Pode ser um cantinho da casa. Faça um ritual, coloque um vaso de flores, uma decoração original ou até mesmo leve um lanche preferido. Feito isso, escolha um horário. Pode ser pela manhã, pela tarde ou até mesmo à noite. Por fim, estabeleça uma meta para o tempo que ficarás em contato com a obra escolhida. Aliás, o tempo é muito relativo, pois quem não tem o hábito de leitura cansará nos primeiros vinte minutos. Outros, iniciarão com dez minutos e logo pegarão gosto passando de dez minutos para uma hora. Ou seja, cada um responderá de um jeito


   Obviamente,  tu deves estar te perguntando, e quanto ao livro que lerei? Digo-te que para quem não tem o costume de ler, que comece com o clássico o Pequeno Príncipe, escrito  por Antoine Saint-Exupéry. Um livro muito bom e para todas as idades.  Outra boa dica é a obra 1984, de George Orwell.   Lembrando que obras de ficção precisam de um olhar profundo e atento, ou seja,  uma atenção às palavras empregadas no sentido figurado. Explicando de outra forma,   devemos ler nas entrelinhas (perceber o que está por trás da frase), significar e interpretar as obras literárias.
     
   No entanto, podemos contar com outras formas de entrar em contato com as palavras. Através da  leitura de poesias, é possível imaginar o "desenho" que o poeta pinta com as palavras, ou seja  formaremos imagens através  dos versos poéticos.  Já os blogs de notícias, jornais e revistas, são ótimas leituras pois além de nos manter informados, nos ajuda a consolidar o ato da leitura, muito importante para a aquisição de repertório cultural. As crônicas e contos podem nos mostrar que o cotidiano pode se transformar em literatura. Um dos grandes cronistas brasileiros é Luis Fernando Verissimo e Martha Medeiros, ambos porto--alegrenses.   
       
        Vamos mergulhar no mundo da leitura? Lembre-se de que quem lê, consegue passear no fundo mar. 

2 comentários:

  1. Muito boas dicas para quem quer e precisa iniciar no mundo dos livros!

    ResponderExcluir
  2. Eu li o livro "o pequeno principe" e realmente é muito bom!!!! Nome:Érika Lumi Turma:101

    ResponderExcluir

A enchente nos faz pensar

  A verdadeira verdade - desculpem -me pela redundância - sobre essa enchente é uma só! Desde a pandemia de COVID-19 que assolou o mundo dei...