domingo, 29 de março de 2020

Por que entender a nossa literatura?

  Como é importante que cada pessoa de um país conheça a sua cultura. A literatura é a arte das palavras.

   O escritor é um ser batalhador, pois luta para que, por meio das palavras, fiquem registrados as suas impressões sobre a vida. Este é um dos vários conceitos que podemos formar sobre os livros. Cada um desempenhando o seu papel teremos como  produto final  uma imensa biblioteca com livros de muitas épocas, estilos e tendências.

  Não podemos deixar de falar sobre o viés político e social que muitas obras nos apresentam. Os Sertões, O Cortiço,  Olhai os lírios do Campo são alguns dos muitos clássicos da nossa literatura. Da literatura estrangeira podemos citar Os Miseráveis, Infância, Caçador de Pipas, obras que retratam sempre a condição humana.  
 ________________________________________________________
  Depois de ler este pequeno texto, convido-os para acessar e assistir ao vídeo (clique nesse link) Literatura brasileira: missão ou entretenimento do Professor Mestre em literatura João Cezar de Castro Rocha .

  
 Boas reflexões! Construamos esta ponte!
                                                                                                                                                                                      Imagem: Google

sexta-feira, 27 de março de 2020

Provocações em tempos complicados

 
     
 
Imagem: Google




 Em um trecho do poema Navio Negreiro, de autoria do poeta romântico Castro Alves, podemos apreciar o seguinte verso: Estamos em pleno mar [...].   Lembrei-me deste lindíssimo e triste poema, quando buscava palavras para colocar nesta pequena reflexão sobre este período difícil pelo qual estamos atravessando. Claro, guardadas  as devidas proporções, pois o contexto do qual trataremos é outro. Mas não impede de dizer que estamos atravessando um mar com muitas tempestades neses primeiros meses de  de 2020.  Obviamente, queremos vencer logo todo este tormento. 
   
 O ponto que gostaria de refletir com vocês é de conhecimento de todos. Trata-se de todo o conceito que estamos formando sobre  o coronavírus. Que ele está trazendo muitas dores todos sabemos, afinal já são muitas mortes. Mas a pergunta que me fiz e apresento aqui é sobre quais os ensinamentos que estamos tendo em meio à essa terrível pandemia? Será que não estamos tendo mais compaixão pelo nosso colega, vizinho, amigo, avós etc? Será que é possível enxergar os aprendizados que teremos? E quanto àquelas pessoas que se propõem a ajudar em momentos difíceis? Castro Alves nos colocou dentro do navio para que sentíssemos a dor que ele sentiu. E hoje, qual o nosso medo, a nossa dor?

  Talvez seja fácil neste momento colocarmos fatos e argumentarmos sobre os aspectos negativos, que são muitos. Mas que tal pensarmos também acerca de  como   estão vivendo  aquelas pessoas que não têm uma vida digna e precisam se isolar? Será que estamos olhando por elas? Quem poderá nos salvar dessa pandemia? São muitas as perguntas. Cabe a nós organizar nosso pensamento e formar uma opinião acerca da questão apresentada. Vamos juntos construir essa Ponte.

   Pensemos e argumentemos sobre as nossas impressões. Afinal devemos sempre aguçar o nosso senso crítico, fugindo da  tentação de cair na opinião do senso-comum.   

  (é importante que navegues pelos links) 

sábado, 21 de março de 2020

Como posso adquirir o hábito da leitura?


    
Imagem: Google



  A coragem, a curiosidade e a decisão são "ferramentas" essencias para se iniciar no mundo da leitura. Devemos aproveitar o tempo disponível  para essa enriquecedora atividade. As férias, folga ou isolamento social - vivido nos tempos atuais são momentos em que a leitura pode estar presente. Se fizermos uma rápida pesquisa na internet sobre o significado da palavra quarentena, veremos como principal definição a seguinte resposta: período de quarenta dias. No caso do atual contexto mundial, quarentena diz respeito à atitude responsável de ficarmos em casa a fim de que o Coronavírus não se propague no Brasil de maneira vertiginosa  como ocorreu na Itália. Portanto, para preenchermos o tempo que ficaremos em casa,  vamos "mergulhar" no mundo da leitura?

     Estamos falando aqui sobre livros, textos,  língua portuguesa etc.  Então, os  futuros leitores fluentes poderão  fazer uma lista de livros que gostariam ler e, por vários motivos, nunca começaram.   Podemos também  eleger alguns sites de notícias e curiosidades nos quais buscaremos informações. Se vais prestar a prova do ENEM,   deves estar afinado com a leitura. Portanto, Coragem! Vamos mudar esse jogo? E caso a leitura esteja presente de uma forma tímida, vamos aumentar esse contato com as letras, palavras, parágrafos, ideias etc?

   Diante disso, proponho que encontremos um local para ler. Pode ser um cantinho da casa. Faça um ritual, coloque um vaso de flores, uma decoração original ou até mesmo leve um lanche preferido. Feito isso, escolha um horário. Pode ser pela manhã, pela tarde ou até mesmo à noite. Por fim, estabeleça uma meta para o tempo que ficarás em contato com a obra escolhida. Aliás, o tempo é muito relativo, pois quem não tem o hábito de leitura cansará nos primeiros vinte minutos. Outros, iniciarão com dez minutos e logo pegarão gosto passando de dez minutos para uma hora. Ou seja, cada um responderá de um jeito


   Obviamente,  tu deves estar te perguntando, e quanto ao livro que lerei? Digo-te que para quem não tem o costume de ler, que comece com o clássico o Pequeno Príncipe, escrito  por Antoine Saint-Exupéry. Um livro muito bom e para todas as idades.  Outra boa dica é a obra 1984, de George Orwell.   Lembrando que obras de ficção precisam de um olhar profundo e atento, ou seja,  uma atenção às palavras empregadas no sentido figurado. Explicando de outra forma,   devemos ler nas entrelinhas (perceber o que está por trás da frase), significar e interpretar as obras literárias.
     
   No entanto, podemos contar com outras formas de entrar em contato com as palavras. Através da  leitura de poesias, é possível imaginar o "desenho" que o poeta pinta com as palavras, ou seja  formaremos imagens através  dos versos poéticos.  Já os blogs de notícias, jornais e revistas, são ótimas leituras pois além de nos manter informados, nos ajuda a consolidar o ato da leitura, muito importante para a aquisição de repertório cultural. As crônicas e contos podem nos mostrar que o cotidiano pode se transformar em literatura. Um dos grandes cronistas brasileiros é Luis Fernando Verissimo e Martha Medeiros, ambos porto--alegrenses.   
       
        Vamos mergulhar no mundo da leitura? Lembre-se de que quem lê, consegue passear no fundo mar. 

quarta-feira, 11 de março de 2020

LEVEZA - poema sobre viver plenamente

Imagem: Priberam da Língua Portuguesa/Google

Leveza

Tive um pesadelo
Não me abalei!
Consultei,
escutei,
pratiquei,
Vivi!
Estou aqui.
Amanheci,
Descobri
o colibri
que veio aqui,
entendi,
sorri!
Percebi...
e da vida,
nunca desisti!

(Cristiano -  marco,2020)

_____________________________________________________________________________
O 8º concurso literário da Farmácia Pague Menos recebeu este poema. O objetivo está cumprido, ou seja, a participação no certame.

sábado, 7 de março de 2020

Por que estudar gramática?



Imagem: Google/Ed.Saraiva



O estudo da nossa gramática é importantíssimo. Muitos estudantes perguntam por qual motivo devem estudar as regras gramaticais, que segundo eles é difícil. Outra pergunta que surge por parte de quem se depara com esse estudo é a seguinte: "eu já sei falar o português, então qual o sentido de 'quebrar a cabeça"com as regras?
     
    Conhecer bem as regras da nossa língua é fundamental. É de grande importância pontuarmos aqui uma relevante informação: a nossa língua portuguesa é muito rica. Como todas as línguas, temos a linguagem formal, regida pelas regras gramaticas,  e a informal ou coloquial, que é a linguagem usada no dia a dia em situações as quais não se exija o uso da linguagem padrão ou culta.

    Segundo o grande Professor, gramático e filólogo Evanildo Bechara, referência nos estudos da nossa gramática, o  repertório da língua nos dá a possibilidade de fazermos escolhas, ou seja, podemos compará-la ao nosso guarda-roupas, pois quando vamos à praia escolhemos uma roupa adequada para tal ocasião. Não seria conveniente irmos à uma formatura com trajes de banho, do mesmo modo que ir de terno a uma praia não seria nada confortável. Assim, devemos saber adequar a linguagem que usaremos de acordo com a situação social a qual participamos.

    Costumo dizer aos alunos que estudar a  nossa língua é ter o compromisso com um patrimônio que é nosso . Sempre teremos alguma dúvida batendo à nossa porta. Além do que, conhecer os mecanismos da nossa língua portuguesa é muito oportuno, porque a comunicação realizada com clareza, qualidade e objetividade  poderá  nos render ótimos resultados nas diversas  relações sociais às quais estamos submetidos.

A enchente nos faz pensar

  A verdadeira verdade - desculpem -me pela redundância - sobre essa enchente é uma só! Desde a pandemia de COVID-19 que assolou o mundo dei...